Páginas

segunda-feira, 21 de maio de 2012

PLANEJAMENTO 2012


LINGUAGENS E CÓDIGOS



LINGUA PORTUGUESA

·         Estimular a leitura de diversos gêneros;
·         Trabalhar com projetos interdisciplinares;
·         Trabalhar a reescrita, a oralidade, atividades contextualizadas úteis dentro da realidade do aluno;
·         Procurar despertar no aluno que ler é um prazer, e que nossa língua é bela!!!
·         Interagir entre as disciplinas;
·         Planejar para atingir os objetivos;
·         Importância da leitura e da escrita na formação da cidadania;
·         Trabalhar a moralidade em seus diferentes aspectos;
·         Despertar o prazer de aprender sobre nossa língua



 Dificuldades diagnosticadas

 - Falta de domínio na leitura e escrita;
 - Reconhecer situações de comunicação;
 - Falta de compreensão dos elementos da narrativa
 - Expressão corporal (noção de espaço, lateralidade, direção)
 - Obedecer normas e regras

 Estratégias

- Apresentar diversos gêneros textuais utilizando os mais variados recursos (texto, revista, jornal, filme, charges, HQ.)
- Trabalhar em interdisciplinaridade
- Trabalhar colaboração, normas e regras – através de dinâmicas e jogos
- Expressão corporal – oralidade – escrita

 Dificuldades

- Leitura
- Escrita
- Interpretação
- atenção/concentração

 Metas

- Trazer para a sala de aula jornal, trabalhar com filmes, musicas e manusear mais o dicionário.



INGLÊS

 Ações:

- Trabalhar a realidade do aluno;
- Fazer pesquisas;
- Leitura de diversos textos;
- Músicas
- Filmes;
- Leitura de enunciados;

Obs: Interpretação, compreensão de textos através de palavras – chave;
Conhecer outras culturas (pesquisas)

 Positivo:

- Em primeiro lugar a participação dos alunos, ou seja, aula interativa, assim os alunos participam, anotam e os desatentos ouvem a participação dos colegas, aprendendo um pouco com os colegas

 Negativo:

- Alunos desatentos, sem vontade de adquirir o conhecimento;
- Falta de dicionário;
- Faltam tomadas;
- Não fazem lição de casa


ARTES


Avaliação Diagnóstica

- Dificuldade no entendimento de temas abordados;
- Realidade Social

Abordagem

- Trabalhar temas relacionados à realidade dos alunos, contextualizando a proposta curricular, inserindo atividades populares para facilitar a produção e o entendimento do aluno
- Trabalhar temas que estimulem a conscientização do aluno como ser-agente transformador

Proposta para facilitação

- Filmes
- Músicas
- Expressão Corporal;
- Teatro;
- Releituras
- Trabalhos em conjunto com as demais disciplinas (interdisciplinar)



EDUCAÇÃO FÍSICA


Partindo de Sondagem/diagnóstico de conteúdos trabalhados anteriormente, fazer Ponte/link para continuidade dos mesmos

·         Para a Educação Física: a comunicação pelo movimento além da palavra e da escrita
·         Saberes acerca do movimento humano necessário para a integração do ser com o meio em que vive. Através da Cultura de Movimento ( jogo, ginástica, esporte, dança, atividade rítmica, lutas) visando a melhor qualidade de vida.


CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA



Aprender a Replanejar

- Planejar
- Pesquisar
- Criatividade
- Realidade do aluno
- Interdisciplinaridade
- Como dar seqüência ao aluno não alfabetizado

·         Evitar trabalhos excessivos de memorização: como tabuada e redação
·         Não usar tarefa como punição


- MATEMÁTICA: Resolução de Problemas utilizando o seu cotidiano (partido do concreto para o abstrato)

Números – contagem
Geometria – forma
Relações – aproximação

* Norteadores
- Situação Problema
- Investigação
- Pesquisa
- Criatividade

MATEMÁTICA (E.F.)

·         Revisão das quatro operações básicas;
·         Revisão de nº decimais (multiplicação e divisão);
·         Revisão de nº racionais (frações);
·         Avaliação diagnóstica  (trabalhos)
·         Elaboração das etapas de aprendizagem;
·         Qual foi o retorno?
·         Ação e reflexão (Professor x aluno)

Quatro Pilares (Delores)

- Aprender a Conhecer;
- Aprender a Fazer;
- Aprender a Conviver;
- Aprender a ser.

Projeto

- Sólidos Geométricos

Finalização: Árvore de Natal com sólidos geométricos (interdisciplinar)



- FÍSICA: Aproximar os conceitos formação da alfabetização científica do aluno Energias Renováveis


- QUÍMICA: Proporção e medidas, mudanças de estados físicos, fenômenos físicos e químicos, Energias Renováveis


- BIOLOGIA: automedicação e descobrimento do corpo, a biologia também prepara o indivíduo para o mundo científico e tecnológico


- CIÊNCIAS: sustentabilidade,  impactos ambientais

·         projetos para aproximar a família: eventos



CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS

O projeto a ser desenvolvido será o de leitura e interpretação das diferentes formas, figuras e imagens, pois os alunos apresentam muitas dificuldades em ler, interpretar e concentrar-se.
- Desenvolver o gosto pela leitura, habilidade de interpretação, concentração, produção e elaboração de textos. Para que isso ocorra trabalharemos da seguinte forma:

* Abordar a interação de objetos naturais e sociais na constituição da paisagem;
* Referências de orientação e localização
* Enfocar as atividades humanas que produzem os objetos sociais e transformam a natureza em espaço geográfico.

Avaliação Diagnóstica – revisão de conteúdos básicos

- Importância do trabalho interdisciplinar

- Contribuir para a formação de cidadãos conscientes e capazes de atuar na sociedade de forma a construir um mundo social e ambientalmente mais justo e equilibrado


- Planejar é importante par ensino de qualidade
(pesquisa, criatividade, limites, flexibilidade, entender e acolher)

- Currículo: Ferramenta norteadora


SOCIOLOGIA com intenção de aprimorar as relações professor/aluno, aprofundar conteúdos e habilidades (metodologia do estranhamento, desnaturalização e estranhamento da realidade que os cercam.

GEOGRAFIA Relações do ser humano em sociedade e formação do espaço
 

FILOSOFIA: propor reflexões, questionamento, - compreender as relações historia / sociais/ filosóficas, culturais,  exercício da democracia




Fotos








Nenhum comentário:

Postar um comentário